O MARKETING NA VISÃO DO GESTOR:

um estudo em uma organização do ramo de telecomunicações no médio Jequitinhonha (MG)

Autores

  • Sanzio Dias Arcanjo
  • Letícia Pereira de Oliveira
  • João Francisco Sarno Carvalho IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Palavras-chave:

Marketing, Micro e pequenas empresas, Modelos de negócio

Resumo

Em um mercado cada vez mais competitivo, as técnicas de marketing mostram-se como ferramentas fundamentais para as organizações que desejam melhorar seus resultados. O marketing aplicado em plenitude, possibilita a comunicação e interação da organização com seu público-alvo. A escolha do tema se deu pela importância da necessidade da aplicação do marketing de maneira estratégica nas micro e pequenas empresas do ramo de telecomunicações. Este trabalho teve como objetivo, identificar se uma empresa do ramo de telecomunicações faz uso do marketing de maneira estratégica na cidade de Araçuaí-MG. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista estruturada com questões dissertativas e objetivas. O entrevistado foi o administrador de uma empresa do setor de telecomunicações localizada no município de Araçuaí (MG) no médio Jequitinhonha. A interpretação do material coletado seguiu os ensinamentos da técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostraram que o gestor da organização possui conhecimento básico em relação ao marketing. Gerando contradições em algumas definições feitas pelo empresário. Como ponto positivo o gestor conta com a ajuda de uma empresa especializada em marketing, porém, a empresa contratada somente faz o monitoramento das redes sociais da organização pesquisada.  Concluiu-se com esse estudo, que o gestor da empresa pesquisada necessita aprofundar seus conhecimentos em relação ao marketing e seus benefícios para se destacar no mercado em que atua.

Biografia do Autor

Sanzio Dias Arcanjo

Graduando em Administração pelo IFNMG campus Araçuaí

Letícia Pereira de Oliveira

Graduanda em Administração (IFNMG)

Publicado

2021-10-04