O MARKETING NA VISÃO DO GESTOR:
um estudo em uma organização do ramo de telecomunicações no médio Jequitinhonha (MG)
Palavras-chave:
Marketing, Micro e pequenas empresas, Modelos de negócioResumo
Em um mercado cada vez mais competitivo, as técnicas de marketing mostram-se como ferramentas fundamentais para as organizações que desejam melhorar seus resultados. O marketing aplicado em plenitude, possibilita a comunicação e interação da organização com seu público-alvo. A escolha do tema se deu pela importância da necessidade da aplicação do marketing de maneira estratégica nas micro e pequenas empresas do ramo de telecomunicações. Este trabalho teve como objetivo, identificar se uma empresa do ramo de telecomunicações faz uso do marketing de maneira estratégica na cidade de Araçuaí-MG. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista estruturada com questões dissertativas e objetivas. O entrevistado foi o administrador de uma empresa do setor de telecomunicações localizada no município de Araçuaí (MG) no médio Jequitinhonha. A interpretação do material coletado seguiu os ensinamentos da técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostraram que o gestor da organização possui conhecimento básico em relação ao marketing. Gerando contradições em algumas definições feitas pelo empresário. Como ponto positivo o gestor conta com a ajuda de uma empresa especializada em marketing, porém, a empresa contratada somente faz o monitoramento das redes sociais da organização pesquisada. Concluiu-se com esse estudo, que o gestor da empresa pesquisada necessita aprofundar seus conhecimentos em relação ao marketing e seus benefícios para se destacar no mercado em que atua.