PROPOSTA DE CARDÁPIO ESCOLAR SEMANAL DE CUSTO MÍNIMO PARA CRIANÇAS EM UMA CRECHE MUNICIPAL PÚBLICA

Autores

  • Suelly Freitas da Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Formiga-MG
  • Letícia Renata da Costa Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga
  • Marcos Antonio Alves Universidade Federal de Minas Gerais - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
  • Nayara Teixeira dos Santos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Araçuaí

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X202164

Palavras-chave:

Merenda Escolar Infantil, Programação Linear, Otimização de custos, Qualidade da alimentação

Resumo

Este artigo teve como objetivo propor um cardápio semanal de custo mínimo para crianças entre 1 e 5 anos matriculadas em uma creche municipal pública em Minas Gerais. O modelo matemático proposto levou em consideração os 32 alimentos mais utilizados na creche, sujeito aos valores nutricionais mínimos que uma criança necessita diariamente para uma dieta saudável e equilibrada. O método linear foi resolvido pelo método Simplex e os resultados encontrados indicam um menu variado e com custo 43,99% menor que o atual não otimizado. Alimentos como o arroz e o feijão permaneceram como alimentos regulares, seguido de outras opções como carnes e vegetais. O modelo e as soluções apresentadas podem ser utilizadas por instituições de ensino infantil, públicas e privadas, que objetivam diminuir seus custos orçamentários e, ao mesmo tempo, fornecer uma dieta saudável aos seus alunos.

Biografia do Autor

Suelly Freitas da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Formiga-MG

Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Formiga-MG

Letícia Renata da Costa, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga

Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Formiga-MG

Marcos Antonio Alves, Universidade Federal de Minas Gerais - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Doutorando (2018--) e Mestre (2016-2018) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha de pesquisa de Inteligência Computacional. Especialista em Gerenciamento de Projetos (2014-2015) e Bacharel em Sistemas de Informação (2005-2010) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Matemática pelo Iseed-Faved (2020). Trabalhou com gestão de provas de durabilidade e limite de emissões na Fiat Chrysler Automobiles (2008-2015). Entusiasta em ciência de dados, trabalhando em projetos de saúde na A3Data (2020-2021) e atualmente em previsão de séries temporais na FITec (2021--). Possui interesse nas áreas de Teoria de Decisão, Aprendizado de Máquina, Computação Evolucionária, Modelos de Previsão Paramétricos e Não-paramétricos e Sistemas de Recomendação.

Nayara Teixeira dos Santos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Araçuaí

Mestre em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo IETEC/MG (2017), pós graduada em Gerencimento de Projetos pela Estácio de Sá (2014) e graduada em Administração pela PUC/MG (2011). Atualmente é professora EBTT no IFNMG Campus Araçuaí. Tem interesse em linhas de pesquisas voltadas para modelagem e simulação de processos, pesquisa operacional e planejamento estratégico.

Publicado

2021-10-04