Submissões

I - Política Editorial

Informações Preliminares

A Revista Multidisciplinar do Vale do Jequitinhonha tem como missão publicar estudos de relevância acadêmica e social com foco interdisciplinar, abrangendo estudos de matizes metodológicas e epistemológicas diversas, de caráter empírico e/ou teórico. É conferida ênfase a estudos das seguintes áreas: Administração; Ciências Contábeis; Economia; Tecnologia, Informática e Computação; Educação; Ensino; Educação Física; Sociologia; Filosofia; História; Geografia; Linguística, Letras e Artes; Matemática; Enfermagem; Ciências Ambientais; Ciências do Solo; Fitotecnia; Fitossanidade (Entomologia Agrícola); Engenharia Agrícola e Produção Animal.

A abreviatura do seu título é ReviVale a qual deve ser utilizada notas de rodapé, legendas e referências bibliográficas.

Processos de Avaliação pelos Pares e Submissão

Para realização de submissão de artigo se faz necessário que efetive o seu cadastro no site da revista: Acesso para Cadastro.

No segundo momento, após a efetivação do seu cadastro, é necessário que acesse a plataforma de submissão com o seu login e senha: Acesso para Submissão.

Preliminarmente ao envio dos estudos, os autores devem se atentar para as diretrizes e normas de submissão estabelecidas.

Os textos dos trabalhos serão submetidos à apreciação crítica do Corpo Editorial Científico, por meio do sistema blind review, ou seja, os autores dos artigos não serão identificados em nenhuma fase da avaliação. Por esse motivo, os trabalhos não deverão apresentar identificação dos autores em nenhuma parte do documento submetido.

Os artigos submetidos são lidos pelo editor e editores adjuntos, no intuito de verificar a adequação à linha editorial da revista (nessa fase o estudo poderá ser rejeitado, sem a necessidade de apresentar parecer). Em uma segunda fase, o estudo será encaminhado a dois avaliadores que, em um processo duplo-cego, avaliarão aspectos diversos (teóricos e práticos) do estudo podendo fornecer comentários e sugestões para melhoria. Esta fase poderá envolver contínuas reavaliações no sentido de aprimorar o trabalho. Na ausência de consenso entre os pareceres, o estudo será encaminhado a um terceiro avaliador.

Após este processo e, caso tenha sido aprovado pelo corpo científico da ReviVale, o estudo é submetido à verificação bibliográfica, das normas da ABNT e à revisão ortográfica e gramatical. Caso sejam necessárias adequações o estudo poderá ser reencaminhado aos autores para que sejam realizadas as adequações finais. No caso de adequações necessárias, o autor deve preencher o Formulário Modelo de Correções aos Autores e submeter juntamente com a versão final. A versão final será enviada para aprovação dos autores e, após aprovada, não será permitida quaisquer modificações. Por fim, o trabalho é encaminhado para publicação eletrônica no portal da revista.

II - Diretrizes e Condições para Submissão

Os estudos submetidos que estiverem em desacordo com as normas estabelecidas serão devolvidos aos autores.

Podem ser submetidos estudos, em português, nas modalidades de artigo, ensaio teórico e relato de experiência, que devem ser originais e inéditos. Não serão aceitos artigos já publicados ou que se encontrem em processo de avaliação em outro periódico (nacional ou internacional).

Ainda são condições a serem observadas para submissão de artigos:

  1. A quantidade de autores por artigo não pode ultrapassar a 6 (seis).
  2. O artigo deve ser submetido às normas de publicação da Revista ReviVale.
  3. Os autores não serão remunerados pela publicação do artigo.
  4. A quantidade de submissões por pesquisador (no ano vigente) é limitada a duas, independente se figurar como autor ou coautor.
  5. O texto do trabalho deve estar alinhado com as temáticas que são foco da ReviVale.
  6. O arquivo submetido não deve conter informação que permita a identificação dos autores. Deve ser verificado também se as propriedades do documento não contém informações dos autores. Para isso, sugerimos seguir as orientações presentes no seguinte link.
  7. As informações relacionadas aos autores (nome, titulação, vínculo institucional, contato) devem ser incluídas somente no formulário de submissão.
  8. Para a submissão do trabalho, os autores deverão providenciar o identificador ORCID. (https://orcid.org/signin).
  9. As orientações de formatação para submissão se encontram no arquivo de Formatação para Submissão. O template da revista se encontra no arquivo de Template.

III - Direito Autoral e Política de Privacidade

Os dados informados (nomes e endereços de e-mail) por meio deste site serão utilizados exclusivamente para os propósitos da ReviVale, não sendo usados para outros fins ou disponibilizados a terceiros. Os autores serão comunicados por e-mail da aprovação do artigo para publicação e, em momento posterior, receberão uma carta com as condições relativas aos direitos de publicação e divulgação em mídia eletrônica. O documento enviado deverá ser assinado por todos os autores, e devolvido em formato digital por e-mail.

Os Direitos Autorais relacionados aos trabalhos publicados nesta revista, são exclusivamente dos seus autores. Ao aceitar a publicação de artigo, nesta revista, os autores concordam em ceder a obra de forma gratuita, e têm a consciência que o trabalho será utilizado em aplicações educacionais e não-comerciais.

Com a autorização de publicação, os autores declaram que o trabalho não foi publicado em outro periódico e assumem total responsabilidade por sua originalidade e conteúdo. Com a publicação, os autores ficam cientes que os eventuais encargos decorrentes de reivindicação de autoria do trabalho, por parte de terceiros, incidirão sobre sua pessoa.

Ao ceder a obra, os autores autorizam sua publicação em quaisquer meios mantidos pelo IFNMG. Com a cessão da obra ainda consentem a reprodução em outras publicações, a divulgação ao público, a reedição, a adaptação e a distribuição.

Política de Plágio

O corpo editorial da ReviVale submete os estudos a um software de verificação de similaridade de conteúdo (plagiarismo - Crossref Similarity Check) para verificar a ocorrência ou não de plágio nos artigos submetidos ao periódico.

IV - Ética e Integridade em Pesquisa

De modo exclusivo para a área das Ciências da Saúde, a publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos. A observância desses preceitos no que se refere à condução, bem como ao relato da pesquisa, é de inteira responsabilidade dos autores, respeitando-se as recomendações éticas contidas na Declaração de Helsinque (disponível em http://www.wma.net). Além disso, os autores devem observar, integralmente, as normas constantes na Resolução CNS nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (disponível em http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf) e resoluções complementares, para situações especiais, inclusive legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada, em se tratando de pesquisas efetivadas fora do Brasil.

As pesquisas que envolvam apenas animais não humanos devem cumprir os princípios éticos, os preceitos e as legislações específicas para essa situação, devendo ser submetidas à apreciação de Comitês de Ética para Utilização de Animais.

Os procedimentos éticos adotados na pesquisa devem ser descritos no último parágrafo da seção Métodos, fazendo menção ao número do protocolo de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. No caso de ensaio clínico, será necessária a indicação do número de identificação em um dos registros de ensaios clínicos validados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo ICMJE.

Conforme a Resolução CNS nº 466/2012, no item II.14, considera-se pesquisa envolvendo seres humanos aquela que, individual ou coletivamente, tenha como participante o ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e o envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos. Desse modo, são dispensados de trâmite e aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, estudos de metanálise e revisão sistemática, pesquisas que trabalhem apenas com bancos de dados públicos, estudos de gestão em saúde e melhoria de processos, entre outros congêneres.