EDITORIAL - EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES TEÓRICAS E EMPÍRICAS

Autores

  • Vanessa Gomes de Castro

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X2022166

Resumo

Este dossiê visou reunir trabalhos que contemplassem as relações étnico-raciais na sociedade brasileira, abrangendo estudos com metodologias e epistemologias diversas. No Brasil, as reivindicações da população negra e indígena pelo reconhecimento das suas identidades culturais e pelo acesso aos direitos básicos estão ancoradas nas profundas desigualdades sociais herdadas do
regime colonial e escravocrata, que ainda se fazem marcantes na sociedade contemporânea, com perversas consequências simbólicas e materiais para a população negra e indígena. Diante disso, ao longo do século XX e início do século XXI, através das lutas e resistências dos Movimentos Negros e Indígenas, direitos foram conquistados e políticas públicas foram desenvolvidas, visando atenuar as desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais, apesar de estarmos longe do tipo ideal.

No que tange à educação, nas últimas décadas, vivenciamos avanços importantes no campo das relações étnico-raciais, como a promulgação das leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que preveem o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas de educação básica em todo território nacional, afirmando o direito à diversidade étnico-racial, rompendo com os
silenciamentos nos currículos, afirmando a história, a memória e a identidade desta população, que representa a maioria dos brasileiros. Contudo, o caminho para a desconstrução do racismo, da discriminação, do preconceito e do mito da democracia racial ainda é longo e árduo.

Assim, o presente dossiê reuniu trabalhos que contemplassem a educação das relações étnico-raciais, seja de caráter teórico e/ou empírico, visando o diálogo multidisciplinar, bem como a troca de conhecimentos e experiências que contribuam com a promoção da igualdade racial e a superação do racismo estrutural, enraizado nas instituições.

Publicado

2022-08-29