A Gincana Matemática como metodologia de ensino e aprendizagem
um Relato de Experiência à luz das teorias da Aprendizagem Significativa e Experiencial
DOI:
https://doi.org/10.56386/2764-300X2023224Resumo
Este artigo é um Relato de Experiência e tem por objetivo relatar a vivência de uma gincana do ensino básico, no Programa de Residência Pedagógica, subprojeto Matemática, da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, compreendendo os reflexos dessa metodologia para o caminho de formação dos estudantes. Para fundamentar este trabalho, apoiamos na Teoria da Aprendizagem Significativa do psicólogo e educador americano David Ausubel e na Teoria da Aprendizagem Experiencial do teórico educacional David Kolb. Enquanto resultados, os estudantes puderam compreender a Matemática na vivencia do cotidiano, transcendendo as quatro paredes da sala de aula, também os alunos desenvolveram habilidades matemáticas, estímulo à colaboração, trabalho em equipe, aprendizado interdisciplinar, criatividade e promoção de uma atitude positiva em relação a Matemática. Parece antagônico, mas não é. Há uma sinergia poderosa entre o lúdico e os processos de ensino e aprendizagem, mesmo com as idiossincrasias dos estudantes. Da mesma forma, foi possível concluir que a experiência foi exitosa, compreendendo todos os conteúdos matemáticos abordados pela gincana, quanto a repercussão junto aos alunos. Por fim, a competição proporcionou vantagens tanto aos estudantes quanto à equipe de residentes envolvida, uma vez que resultou em aprimoramentos não apenas no desempenho acadêmico dos alunos, mas também na formação didático-pedagógica da equipe do Programa de Residência Pedagógica.