FOGUETE DE GARRAFA PET COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Agamenon Pereira Xavier IFNMG campus Araçuaí
  • Diane Gomes Campos IFNMG campus Araçuaí
  • Ramon Santana Vieira IFNMG campus Araçuaí
  • Camila Giardini de Oliveira Cruz Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X202283

Palavras-chave:

Foguete de garrafa PET. Atividade Experimental. Ensino Física. Modelagem matemática.

Resumo

O foguete de garrafa PET corresponde a uma atividade experimental que pode ser utilizada de diversas maneiras, como, por exemplo: objeto de pesquisa, atividade de “recreação científica”, utilizado em feiras e mostras de Ciências, bem como ferramenta o ensino de física, sendo esta a abordagem principal deste trabalho.  O foguete de garrafa PET aborda diversos fenômenos científicos e físicos, como pressão, velocidade, impulso, força de arrasto, hidrodinâmica, aerodinâmica, movimento balístico, terceira lei de Newton, entre outros. As combinações de todas essas grandezas físicas explicam o funcionamento da atividade experimental. A partir do foguete de garrafa PET também podemos trabalhar conceitos matemáticos como a função quadrática ou de segundo grau, que descreve a trajetória do foguete desde o lançamento até sua queda ao nível do solo. O foguete de garrafa PET tem seu movimento baseado no mesmo princípio dos foguetes espaciais, sendo seu movimento explicado pela terceira lei de Newton; que diz que, ao expulsar o “combustível” para uma direção oposta, uma força de mesma intensidade e mesma direção mas com sentido oposto age sobre o foguete, levando-o para frente. Por fim, é importante ressaltar que, além das potencialidades apontadas, construir e realizar os lançamentos do foguete, configuram numa atividade instigante e divertida.

Publicado

2022-06-29