ENSINO DA MITOLOGIA AFRICANA EM ESCOLAS QUILOMBOLAS DO VALE DO JEQUITINHONHA
DOI:
https://doi.org/10.56386/2764-300X202284Palavras-chave:
Mitologia Africana, Vale do Jequitinhonha, Orixás, QuilombolasResumo
A lei 10.639/03, incorpora às diretrizes a bases da educação nacional o ensino sobre a cultura e história afro-brasileira nas escolas públicas e privadas do Brasil. Dessa forma, institui que os currículos da Rede de Ensino Nacional deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Destarte este estudo tem como objetivo descrever a aplicação de algumas intervenções pedagógicas nas turmas de primeiro e terceiro ano do Ensino Médio, em duas escolas públicas quilombolas do Vale do Jequitinhonha, regido sob a temática : a mitologia africana em escolas quilombolas do Vale do Jequitinhonha. Para tal, este relato de experiência traz em seu escopo metodológico um projeto de intervenção, que foi desenvolvido a partir de um estudo de campo. Como resultados, destaca-se o estímulo no interior da escola ao conhecimento e desmistificação negativa sobre a mitologia africana, enfatizando a sua importância com base nos ritos da religião africana presentes na região, como os ofícios de curanderia, benzeção, oferendas , manifestações de cunho da cultura popular e da religiosidade. Conclusivamente, a partir da aplicação da lei 10.639/03, engendrou-se ao espaço escolar um lugar não só de formação acadêmica, mas humana e justa com todas as etnias da localidade onde ela se encontra.