TECIDOS AFRICANOS: HISTÓRIA E MATEMÁTICA EM SALA DE AULA

Autores

  • Priscila Lourenço Soares Santos SEDUC SP

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X202285

Palavras-chave:

Etnomatemática, História, Educação

Resumo

O presente trabalho, na dimensão da proposta educacional Etnomatemática na educação básica, tem por objetivo dar enfoque a abordagem antirracista e interdisciplinar relacionando os Componentes Curriculares Matemática e História, por meio dos tecidos Kente, oriundo da região de Gana, no continente africano. Nessa perspectiva analítica, faremos uma breve abordagem histórica desses povos no contexto do pertinente tecido e da sua simbologia e cores representadas nas vestimentas africanas. De maneira propositiva, reportamos e articulamos habilidades e competências presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista, além dos materiais disponíveis nas escolas públicas do Estado de São Paulo que dialogam com o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e africana, em cumprimento a Lei Federal n.º 10.639/2003. Diante disso, com intuito de contribuir para uma aprendizagem e de ação pedagógica da geometria como a Etnomatemática, aprender acerca da produção de conhecimentos realizados por diferentes povos.

Publicado

2022-08-29