MAPEAMENTO DE TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA (2016-2020)

Autores

  • Waldemar Borges de Oliveira Júnior Universidade Federal do Pará
  • Raiane Monteiro Ribeiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X202286

Palavras-chave:

Educação Quilombola. Ensino de Ciências. Estado da Arte. Produções Científicas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral apresentar reflexões sobre o que dizem as teses,
dissertações e artigos sobre a temática da Educação Escolar Quilombola e Ensino de Ciências
da Natureza no período de 2016 a 2020. Desta forma, o trabalho trata-se de uma pesquisa do
tipo “Estado da Arte” (ROMANOWSKI; ENS, 2006) sobre Educação Escolar Quilombola no
Ensino de Ciências da Natureza. À vista disso, apresenta-se reflexões sobre as produções
acadêmicas deste objeto, onde compiladas no Portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses
e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES) e Google acadêmico, alcançando o total de 14 pesquisas, sendo 5 dissertações de
mestrado, 2 teses de doutorado e 7 artigos científicos. Dentre os resultados, ressalta-se a
supremacia de pesquisas que abordam a importância dos conhecimentos das comunidades
tradicionais, assim como a abordagem do Ensino de Ciências nas comunidades quilombolas.

Publicado

2022-08-29