REFLEXÕES SOBRE A EJA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

  • Jéssica da Costa Pinheiro Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Sandra
  • Janaína

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X202292

Palavras-chave:

EJA; Relações Étnico-raciais; Parecer CNE/CEB 11/2000; Parecer CNE/CP 03/2004.

Resumo

Este trabalho busca construir reflexões e relações entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
e as questões étnico- raciais, tendo em vista o quantitativo expressivo de estudantes negros e
negras na EJA. Como aportes metodológicos foi realizada uma análise documental das funções da EJA no Parecer CNE/CBE 11/2000 (BRASIL, 2000) com as Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos e no Parecer CNE/CP 03/2004 (BRASIL, 2004) com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Relações Étnico-Raciais. Como fundamentações teóricas estão presentes as reflexões de Arroyo (2001), Ciavatta e
Rummert (2010), Corenza (2014), Gonçalves e Silva (2000) e Passos e Santos (2018). Mesmo
sem a pretensão de esgotamento do assunto, a partir das análises dos documentos e reflexões destacadas, este trabalho pode contribuir para uma maior compreensão sobre um currículo com viés antirracista. Dessa forma, pensar na questão curricular e na questão étnico-racial dentro da EJA é importante para que a estrutura da base educacional pensada como prioridade em relação às questões raciais seja trabalhada, desconstruída e reconstruída para uma sociedade mais justa e igualitária.

Publicado

2022-08-29