POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS OBRAS DE CAROLINA MARIA DE JESUS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Karina Ribeiro Soares Reis Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense de Rondônia (IFRO)

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X202295

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos; emancipação; interdisciplinar; antirracista.

Resumo

Este trabalho propõe a utilização das obras Quarto de despejo (1960) e Casa de alvenaria
(1961) de Carolina Maria de Jesus de forma interdisciplinar, junto as matérias já ensinadas na
modalidade de Ensino de Jovens e Adultos, como possibilidade de reforma curricular para
atender as especificidades da lei 10.369/03. Para tal, a pesquisa se baseia no método de
revisão bibliográfica, dialogando com a ideia de que o professor pode mediar abordagens
sociais ao utilizar trechos dessas obras para estimular o pensamento crítico de seus educandos as comparando com suas vivências. Para de fato produzir um conhecimento difuso do clássico com a finalidade de enfatizar apenas a cultura e autores da classe dominante, impossibilitando ao estudante entender que todos somos atores sociais, com capacidade de intervir na realidade.

Publicado

2022-08-29