MÚSICA E HISTÓRIA ATRAVÉS DE AULAS OFICINA
DOI:
https://doi.org/10.56386/2764-300X202299Palavras-chave:
Aula oficina. Ensino de História. Didática da História. Consciência Histórica. Música.Resumo
O presente artigo utiliza como referencial teórico os conceitos de Didática da História,
Consciência Histórica e Ensino de História, desenvolvidos pelo autor Jörn Rüsen e da
metodologia de aulas oficina, conceito este utilizado por Isabel Barca. Essa proposta tem
como objetivo fazer uso de canções (letra e música) como fonte para a compreensão de
processos históricos, bem como para o desenvolvimento de competências narrativas entre
as/os estudantes. O objetivo do texto é mostrar a possibilidade didática da utilização de aulas
oficinas para o ensino de História, buscando desenvolver as possibilidades de abordagens
pedagógicas, adota-se como base a canção e as narrativas desenvolvidas pelos compositores
que vivenciaram períodos históricos diversos que poderão ser abordados nas aulas,
configurando assim testemunhos do momento abordado. Neste sentido, as aulas oficina
colaboram para que estudantes desenvolvam uma consciência histórica sobre diversos temas, e crie a capacidade de diálogo com o passado, através da análise das fontes, utilizando-as para a compreensão do presente e para uma orientação futura.