Autores
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Katia Daniella da Cruz Saraiva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Campus Princesa Isabel
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JOSE APARECIDO DE SOUSA BERNARDINO LEITE
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB Campus Princesa Isabel
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Emanuelly de Oliveira Lima
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB Campus Princesa Isabel
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Patricia Rafaela Queiroz Barbosa
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB Campus Princesa Isabel
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Iara Carolina Ferreira da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB Campus Princesa Isabel
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Lisandra Suelen Lira Marinho
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB Campus Princesa Isabel
Palavras-chave:
Biologia. Formação inicial. PIBID.
Resumo
O programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência-PIBID tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento de uma educação básica pública de qualidade e na formação de futuros docentes. Neste trabalho, objetivamos analisar a percepção dos ex-pibidianos do subprojeto de ciências biológicas do IFPB, Campus Princesa Isabel, sobre a importância e impactos do PIBID na formação docente. Para tanto, foi feita uma pesquisa de caráter quali-quantitativo. O levantamento dos dados foi realizado por meio da aplicação de um questionário criado no Google Forms e disponibilizado através do WhatsApp dos ex-pibidianos. O questionário continha oito questões fechadas e uma aberta. Após a análise dos resultados verificou-se uma taxa de retorno de 90% dos participantes. Desses, 77,8% enfatizaram que a participação no PIBID contribuiu consideravelmente em sua permanência no curso. Além disso, verificamos que o programa despertou o interesse pela profissão docente em 81,5% dos alunos, que ressaltaram que o PIBID é um meio para o desenvolvimento de uma educação de qualidade no país. Ainda, 92,6% dos ex-pibidianos frisaram que o programa auxiliou na compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, nota-se a extrema importância do PIBID para suprir as deficiências vigentes da educação do país, principalmente aquelas relacionadas à formação docente. Ademais, fez-se evidente a relevância do programa para os pibidianos, que salientam as influências e contribuições para a formação acadêmica, docente e pessoal dos mesmos.
Biografia do Autor
JOSE APARECIDO DE SOUSA BERNARDINO LEITE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB Campus Princesa Isabel
Possui Graduação em adamento pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB)-Campus Princesa Isabel, em Licenciatura em Ciências Biológica. Atuamente desenvolve projeto de Iniciação Científica-PIBIC/CNPq na área de Genética Vegetal com ênfase em Biotecnologia, onde tem como objetivo Caracterizar, Analisar Filogeneticamente e Avaliar o Perfil de Expressão da Família Multigênica da Ascorbato Peroxidase (APX) em Sorghum bicolor (L.) Moench. Atuou também, como aluno voluntário no progrma de Iniciação a docência-PIBID do IFPB-PI. Foi monitor das seguintes disciplinas Biologia e fisiologia celular, Bioquímica e Genética Molecular.
Emanuelly de Oliveira Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB Campus Princesa Isabel
Graduanda em licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia da Paraíba - Campus Princesa Isabel.
Patricia Rafaela Queiroz Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB Campus Princesa Isabel
Graduanda em licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia da Paraíba - Campus Princesa Isabel.
Iara Carolina Ferreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB Campus Princesa Isabel
Graduanda em licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia da Paraíba - Campus Princesa Isabel.
Lisandra Suelen Lira Marinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB Campus Princesa Isabel
Graduanda em licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia da Paraíba - Campus Princesa Isabel.