O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO SEMEADOR DO PROTAGONISMO JUVENIL

Projeto de vida para adolescentes do ensino médio

Autores

  • ELLEN MARIA SATOS PORTELA UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X2023129

Resumo

Este trabalho refere-se à experiência de atuação de residentes do Programa de Residência Pedagógica, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia - Campus X, com regência no Projeto de Vida. As ações foram realizadas em uma escola-campo situada em Teixeira de Freitas/BA, com estudantes do segundo ano do ensino médio, no contexto do ensino remoto em decorrência da pandemia do Covid-19. A proposta buscava o desenvolvimento de um ambiente próspero para discussão e construção de conhecimentos e valores que auxiliem na tomada de decisões da vida adulta. O foco central foi o “autoconhecimento” e “educação financeira”, o primeiro buscou promover o aprofundamento nas raízes dos educandos, facilitando a compreensão sobre si mesmos e sobre as influências de vida que eles carregam, refletindo sobre seus sonhos, desejos e visões para o futuro. A “educação financeira” teve como objetivo despertar nos alunos uma nova consciência com relação ao consumo e a forma de tratar o dinheiro. Considerando tais fatores, os encontros aconteceram semanais, planejados alternavam entre síncronos e assíncronos, inserindo o aluno no processo central de aprendizagem com atividades como autobiografias e autorretratos, árvore genealógica, entrevistas e podcasts, criação de planilha, elaboração de propaganda e histórias em quadrinho. Os resultados foram promissores ao considerar a proporção de devolutivas positivas; ademais os alunos destacaram a afetividade da licencianda e a paciência para com eles. Sobre as atividades realizadas, houve a devolutiva acima da média de 90% dos alunos. 

 

Palavras-chave: Ensino Remoto; Formação de Professores; Residência Pedagógica; Projeto de vida.

 

Publicado

2023-05-24