INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: aplicações do aprendizado de máquina para apoiar a aprendizagem adaptativa
DOI:
https://doi.org/10.56386/2764-300X202113Palavras-chave:
e-learning, machine learning, clustering, classification, linear regression, aprendizado de máquina, agrupamento, classificação, regressão linear, inteligência artificial, Artificial IntelligenceResumo
Este trabalho tem como objetivo demonstrar o uso de algoritmos de aprendizado de máquina
no processo de ensino-aprendizagem. Fornecemos um conjunto de materiais (algoritmos e
conjunto de dados) para possibilitar a reprodução dos nossos experimentos com as principais
técnicas de aprendizado de máquina. Além disso, foram produzidos tutoriais sobre como esses
materiais podem ser utilizados para resolver alguns problemas relacionados ao processo de
ensino e aprendizado, assim como aprofundar no entendimento desses problemas. Este estudo
possibilita melhorar a experiência de aprendizagem e apoiar a tomada de decisão sobre
adaptações do conteúdo da aula ou das estratégias de ensino, fornecendo instrumentos
eficientes e precisos para previsão de desempenho do aluno. Nossos experimentos foram
executados em um conjunto de dados sintéticos de 395 alunos, contendo dentre outras
propriedades, preferências por tipos de objetos de aprendizagem. Neste contexto, três tarefas
de aprendizado de máquina foram consideradas: agrupamento, classificação e regressão
linear. Nossos resultados revelaram meios para descobrir novos conhecimentos para
satisfazer, prever e recomendar melhor as preferências específicas de cada aluno por tipos de
objetos de aprendizagem.