(RE)ENCONTROS E (DES)ENCONTROS DA FORMAÇÃO DOCENTE DO CONTEXTO REMOTO:

Vivências do PIBID Ciências Biológicas-UFU/ Campus Umuarama

Autores

  • Francielle Amâncio Pereira Ufu

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X2023131

Palavras-chave:

Formação de professores. PIBID. Ensino remoto. Educação de jovens e adultos.

Resumo

O PIBID tem ocupado um papel cada vez mais importante no processo de aperfeiçoamento e valorização da carreira docente. Mas quais foram as possibilidades formativas oferecidas para os licenciandos em Ciências Biológicas durante o período de ensino remoto? O presente texto tem o objetivo de relatar a experiência de formação remota de professores do PIBID/Ciências Biológicas-UFU/ Campus Umuarama no período de 2020 a 2022. As ações foram desenvolvidas com turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da educação de jovens e adultos na Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos, situada no bairro Luizote de Freitas, no Setor Oeste do município de Uberlândia, MG. Trata-se de um estudo qualitativo, em que são relatados momentos de introdução, ambientação, embasamento, acompanhamento, planejamento e intervenção, utilizando informações coletadas por meio da observação participante e do relatório final de atividades do grupo. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdos (BARDIN, 2011), e analisados e discutidos à luz do referencial teórico adotado. A vivência da iniciação a docência remota oportunizou a criação/adequação de alternativas possíveis de formação crítica e reflexiva. Mesmo com as limitações do ensino remoto, as ações desenvolvidas contribuíram para a apropriação de valiosos saberes no processo de formação/constituição da identidade docente.

Publicado

2023-05-24