UMA FORMAÇÃO DOCENTE NA LEDOC E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO CONTEXTUALIZADO

Autores

  • Rosemeri Scalabrin IFPA

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X2023132

Palavras-chave:

Currículo via tema gerador. Caderno pedagógico. Material didático.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demostrar o processo coletivo vivenciado na Licenciatura em Educação do Campo no período da pandemia envolvendo tempos-escola e tempos-comunidade/Estágio na turma 2018, vinculado ao Programa Residência Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Sub Programa de Educação do Campo do Campus Rural de Marabá (CRMB), o qual se deu pela apropriação da proposta curricular interdisciplinar via tema gerador e a produção coletiva dos cadernos pedagógico voltados ao Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de uma organização que atende a realidade do campo e ao contexto da pandemia. Para isso, realizamos análise dos Planos de Ensino docentes e dos Relatórios de Tempo-Comunidade/Estágio no âmbito do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos produzidos pelos estudantes. A construção coletiva dos cadernos pedagógicos representa a recriação de práxis educativas contextualizadas para o enfrentamento de perspectivas limitadas à produção de atividades com conteúdo em si mesmo, portanto, representou uma estratégia inovadora diante do cenário pandêmico que levou ao fechamento das escolas e, posteriormente, ao ensino remoto, em uma realidade de exclusão digital das populações do campo, oportunizando a apropriação da proposta curricular interdisciplinar via tema gerador e a produção coletiva dos cadernos pedagógicos, pelos estudantes e docentes envolvidos, a partir de uma organização que atende a realidade do campo e ao contexto da pandemia.

Publicado

2023-05-24