ANÁLISE DE VIDEOAULA BASEADA NOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Autores

  • Tailane Melo Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Ester Cruz Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Eurivalda Santana Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Noélio Porto

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X2023141

Palavras-chave:

Videoaulas. Planejamento. Matemática. Residência Pedagógica. Roteiro.

Resumo

O atual cenário pandêmico que o mundo vive, afetou diretamente a educação e sua estrutura de ensino. Dessa forma, fez-se necessário a reinvenção de metodologias que atendessem aos processos educacionais impostos pelo contexto. Nessa perspectiva, os integrantes do Programa Residência Pedagógica da área de Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz e a escola parceira do projeto, decidiram diversificar as práticas. Foram produzidas videoaulas para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Neste estudo, tem-se como objetivo analisar numa videoaula os elementos que contemplam os Registros de Representação Semiótica. O aporte teórico foi a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval, no que diz respeito aos tipos de transformação: tratamento e conversão. Os resultados indicam que na videoaula produzida foram utilizados registros de representações algébricas, geométricas e da língua materna. O registro de representação na língua materna é o mais recorrente e a representação algébrica é o de menor frequência.

Publicado

2023-05-24