PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA:

Rotas e caminhos alternativos para a formação do professor socorrista

Autores

  • Samuel Giovani dos Santos Ferreira Secretaria de Educação de Balneário Piçarras

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X2023146

Palavras-chave:

Política Nacional de Formação de Professores. Programa de Residência Pedagógica. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Formação do professor socorrista.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como ações da Política Nacional de Formação de Professores (PNFP). O PRP e o PIBID surgem em meio a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e definição de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (DCNFIP) e de uma Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Tal contexto é marcado por contrarreformas e significativos cortes no financiamento para a educação pública. Compõe esta pesquisa três procedimentos metodológicos: I) seleção e análise dos documentos que regulamentam o PRP e o PIBID; II) investigação de literatura sobre iniciativas semelhantes a esses programas em outros países; III) análise comparada dos dados apurados em I) e II). Concluímos que, como ações da PNFP, PRP e PIBID propiciam a segmentação da trajetória dos futuros professores, denotando ingerência na autonomia das instituições formadoras; impõem novas demandas às escolas e aos professores; contribuem para a concorrência entre instituições formadoras e entre bolsistas, bem como pela naturalização da escassez de recursos públicos para a educação pública; induzem a adesão a um projeto de formação profissional que resulta na formação do professor socorrista: profissional competente tecnicamente e inofensivo politicamente, que interioriza normas de eficiência produtiva e desempenho individual; colaboram para a expansão de “rotas” e “caminhos” alternativos para a formação docente, isto é, para dinamizar o lucrativo negócio chamado “formar professores”.

Publicado

2023-05-24