SABERES EXPERIENCIAIS E PIBID:
Contribuições na formação inicial de licenciandos em ciências biológicas da UFRPE
DOI:
https://doi.org/10.56386/2764-300X2023148Palavras-chave:
Formação de professores. Saberes experienciais. Escola básica. PIBID.Resumo
Este artigo tem como objetivo sintetizar os principais saberes experienciais construídos pelos licenciandos de Biologia bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que contribuíram para seu processo formativo durante sua atuação numa escola pública da educação básica. A coleta de dados foi realizada por meio da observação participante das ações desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID no período de 2020 a 2022. A sistematização dos dados se deu pela descrição de algumas ações pedagógicas desenvolvidas pelos bolsistas. Tais ações foram categorizadas e analisadas à luz da Teoria dos Saberes Docentes de Maurice Tardif. Como principais resultados verificamos que a atuação no PIBID possibilitou aos licenciandos a construção de saberes experienciais como o aprofundamento nas ações de planejamento, refinamento no trato com estudantes da educação básica, experiência no uso de ferramentas digitais na educação, reflexão crítica sobre a prática docente, autonomia na produção de atividades, compreensão da dinâmica escolar, manejo na organização de eventos escolares e experiência em projetos de extensão.