SABERES EXPERIENCIAIS E PIBID:

Contribuições na formação inicial de licenciandos em ciências biológicas da UFRPE

Autores

  • Everaldo Nunes de Farias Filho Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Betânia Cristina Guilherme Universidade Federal Rural de Pernambuco - Departamento de Biologia

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X2023148

Palavras-chave:

Formação de professores. Saberes experienciais. Escola básica. PIBID.

Resumo

Este artigo tem como objetivo sintetizar os principais saberes experienciais construídos pelos licenciandos de Biologia bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que contribuíram para seu processo formativo durante sua atuação numa escola pública da educação básica. A coleta de dados foi realizada por meio da observação participante das ações desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID no período de 2020 a 2022. A sistematização dos dados se deu pela descrição de algumas ações pedagógicas desenvolvidas pelos bolsistas. Tais ações foram categorizadas e analisadas à luz da Teoria dos Saberes Docentes de Maurice Tardif. Como principais resultados verificamos que a atuação no PIBID possibilitou aos licenciandos a construção de saberes experienciais como o aprofundamento nas ações de planejamento, refinamento no trato com estudantes da educação básica, experiência no uso de ferramentas digitais na educação, reflexão crítica sobre a prática docente, autonomia na produção de atividades, compreensão da dinâmica escolar, manejo na organização de eventos escolares e experiência em projetos de extensão.

Biografia do Autor

Everaldo Nunes de Farias Filho, Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor do Colégio Agrícola dom Agostinho Ikas da UFRPE

Betânia Cristina Guilherme, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Departamento de Biologia

Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Publicado

2023-05-24