FILOGENÉTICA NO ENSINO DE BOTÂNICA EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS:

Atendendo à base nacional comum curricular

Autores

  • Bárbara de Oliveira Ramaldes IFNMG
  • Éllen Mariane Lopes Santos
  • Jaqueline Silva Vieira
  • Wêudson Alves Mendes
  • Tatianne Marques IFNMG

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X2023150

Resumo

Um grande desafio no ensino de Biologia consiste na abordagem de conceitos evolutivos, porém a Base Nacional Comum Curricular propõe que o ensino da evolução seja a base para o desenvolvimento de competências e habilidades na área de ciências da natureza na educação básica. Diante disso, este estudo apresenta uma metodologia de ensino de botânica baseada em relações de ancestralidade, como proposta para atender aos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular. A viabilidade desse método foi avaliada de maneira quali-quantitativa, com um total de 61 alunos do 2º ano do ensino médio de escolas públicas brasileiras de rede estadual e federal. Os estudantes, de modo geral, demonstraram dificuldades conceituais sobre as teorias evolucionista e criacionista, e uma discrepância de aprendizagem ocorreu entre as escolas. Assim, destaca-se que a proposta da Base Nacional Comum Curricular depara-se com diversas barreiras que envolvem os sujeitos do processo ensino-aprendizagem, bem como todo o contexto sócio-educativo das escolas públicas brasileiras.

Publicado

2023-05-24