ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIGITAIS:

Aprendendo com a prática

Autores

  • Celimar Reijane Alves Damasceno Paiva IFNMG/Campus Januária
  • Lílian Isabel Ferreira Amorim IFNMG
  • Daniel Vassalo Ferreira IFNMG
  • Adriana Martins da Silva Castro IFNMG
  • Isabela Cristina Soares Gregor IFNMG
  • Jamile Alves Rocha IFNMG

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X2023152

Palavras-chave:

História da Matemática. proposta pedagógica. tecnologia.

Resumo

O PIBID tem como um de seus objetivos contribuir na formação docente, pois através dele os licenciandos são inseridos na cultura escolar, trazendo reflexões acerca das metodologias de ensino. Neste sentido, a busca pela utilização de recursos digitais e tecnológicos como jogos, vídeos, dentre e outros, faz com que os licenciandos amadureçam a ideia sobre a importância de aliar teoria e prática. A experiência vivenciada pelos bolsistas, partiu da elaboração do projeto “História da Matemática”  uma atividade que foi desenvolvida na Escola Estadual Professor Claudemiro Alves Ferreira em Januária - MG com os alunos dos sétimos anos, com o intuito de incentivar os alunos bolsistas a elaborarem uma proposta pedagógica que aliasse a história da matemática com os recursos tecnológicos, uma vez que esse projeto se deu de forma remota, em função da pandemia da Covid-19. Para isso foram selecionados cinco matemáticos: Pitágoras, Alan Turing, Srinivasa Ramanujan, René Descartes e Tales de Mileto,  os instrumentos  utilizados foram: grupo de WhatsApp para a divulgação, Google Meet para a interação, Padlet como um recurso didático, Canva para criação de cartazes e vídeos e Kahoot para a realização do jogo.

Publicado

2023-05-24