O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE:
Impactos significantes na vida acadêmica e perspectivas dos licenciandos participantes dos núcleos do IFPB
DOI:
https://doi.org/10.56386/2764-300X2023156Palavras-chave:
Docência, Licenciandos, PIBIDResumo
O programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência-PIBID tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da formação de futuros docentes e assim contribuir de forma significativa para a educação pública de qualidade. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo compreender os impactos do PIBID na vida acadêmica dos licenciandos participantes dos núcleos do IFPB, assim como suas perspectivas. Desta forma, o estudo foi realizado através de uma pesquisa online na plataforma do Google Forms, contendo 10 questões objetivas e discursivas sobre o assunto tratado. Observou-se que para a maioria dos pibidianos (90,4%) a participação no programa foi extremamente positiva, o que pode ter influenciado no desejo de permanência no curso de licenciatura, já que praticamente o mesmo percentual (92,5%) afirmou concordar que o programa reforçou tal determinação. Ademais, essa afirmação é reforçada quando os pibidianos concordaram que a participação no programa ampliou os seus horizontes sobre a docência e os fez decidir sobre a atuação como professores na educação básica ao concluírem o curso. Com os resultados levantados é possível concluir que o PIBID realmente fomenta o trabalho docente, e sobretudo contribui para um novo olhar sobre esta profissão, sendo portanto, uma importante política pública para a formação inicial de professores, o que impacta de forma direta na qualidade do processo educativo.