ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA:

Desafios para a prática docente

Autores

  • Ana Valéria de Figueiredo da Costa UERJ; UNESA
  • Profª Drª Edith Magalhães Universidade Iguaçu (UNIG)
  • Profª Drª Ilda Duarte Universidade Iguaçu (UNIG)
  • Profª Me Rosalva Oliveira Universidade Iguaçu (UNIG); SEEDUC-RJ
  • Profª Drª Simony Coelho Universidade Iguaçu (UNIG); SEMED Nova Iguaçu (RJ)
  • Licencianda Vivian Barbosa Baptista Universidade Iguaçu (UNIG) https://orcid.org/

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X2023157

Palavras-chave:

Residência Pedagógica; Alfabetização; Formação docente.

Resumo

O presente relato tem por objetivo descrever as experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na pandemia da COVID-19 através da Universidade XXXXX na escola XXXXXXX localizada no Município de Mesquita na Baixada Fluminense com uma turma do 2º Ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. A finalidade do PRP é a imersão do licenciando na prática do cotidiano escolar, com vivências significativas que fomentarão a formação dos futuros professores/ pedagogos, ou seja, a criação de novas estratégias que possam auxiliar no processo de alfabetização. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foram os momentos registrados tanto de forma remota, quanto híbrida e presencial que teve como maior complexidade o processo de alfabetização na pandemia, a relação da família com a escola e as práticas pedagógicas que tiveram que ser reinventadas através do uso das tecnologias. Apesar das dificuldades enfrentadas para manter a comunicação da escola com a família, por conta dos problemas sociais, foi possível perceber de perto a importância da educação e a valorização do professor que teve que se adaptar às estratégias possíveis a fim de resgatar conhecimentos anteriores e fechar o ano letivo obtendo resultados. Ainda existem muitos desafios a serem alcançados na educação, na formação, mas que com a imersão na prática cotidiana contextualizada poderemos estar mais sensíveis a perceber qual a intervenção mais adequada a ser realizada com cada um deles na tentativa de minimizar as consequências de uma sociedade que conviveu com os percalços deixados pela pandemia da COVID-19. 

Biografia do Autor

Ana Valéria de Figueiredo da Costa, UERJ; UNESA

Professora Docente do PPAGArtes UERJ. Professora Adjunta da UERJ no Instituto de Artes. Professora Adjunta da Universidade Estácio de Sá (UNESA) no PPGE na Linha Tecnologias da Informação e Comunicação e Processos Educacionais TICPE e na graduação Licenciaturas/Pedagogia. Líder de Pesquisa dos Grupos: PAVIS Pesquisa em Arte e Visualidades (UERJ); GEPA Estratégias Pedagógicas de Aprendizagem (UNESA). Atuou 30 anos na Educação Básica como Professora de Artes na rede pública estadual do Rio de Janeiro e municipal de Nova Iguaçu. Licenciada em Educação Artística pela UFRJ. Mestre e Doutora em Ciências Humanas-Educação pela PUC-Rio.

Publicado

2023-05-24