ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA:
Desafios para a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.56386/2764-300X2023157Palavras-chave:
Residência Pedagógica; Alfabetização; Formação docente.Resumo
O presente relato tem por objetivo descrever as experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na pandemia da COVID-19 através da Universidade XXXXX na escola XXXXXXX localizada no Município de Mesquita na Baixada Fluminense com uma turma do 2º Ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. A finalidade do PRP é a imersão do licenciando na prática do cotidiano escolar, com vivências significativas que fomentarão a formação dos futuros professores/ pedagogos, ou seja, a criação de novas estratégias que possam auxiliar no processo de alfabetização. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foram os momentos registrados tanto de forma remota, quanto híbrida e presencial que teve como maior complexidade o processo de alfabetização na pandemia, a relação da família com a escola e as práticas pedagógicas que tiveram que ser reinventadas através do uso das tecnologias. Apesar das dificuldades enfrentadas para manter a comunicação da escola com a família, por conta dos problemas sociais, foi possível perceber de perto a importância da educação e a valorização do professor que teve que se adaptar às estratégias possíveis a fim de resgatar conhecimentos anteriores e fechar o ano letivo obtendo resultados. Ainda existem muitos desafios a serem alcançados na educação, na formação, mas que com a imersão na prática cotidiana contextualizada poderemos estar mais sensíveis a perceber qual a intervenção mais adequada a ser realizada com cada um deles na tentativa de minimizar as consequências de uma sociedade que conviveu com os percalços deixados pela pandemia da COVID-19.