DAS EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS ÀS PRÁTICAS DE SIMULAÇÃO DO IFMUNDO PELO IFNMG CAMPUS ARAÇUAÍ:
Práticas pedagógicas integradas
DOI:
https://doi.org/10.56386/2764-300X2023163Palavras-chave:
PIBID, IFMundo, Práticas Pedagógicas.Resumo
Este artigo propõe estabelecer interlocução entre práticas pedagógicas realizadas no PIBID cartográfico e IFMUNDO ambos ancorados em metodologias ativas, especialmente ao considerar a confecção dos mapas da Ásia como ponto de partida. No projeto IF Mundo, os estudantes trataram de tema futurista, Pandemia global em 2019 e, então passaram a agir como governos de nação em busca de uma solução crítica e inovadora para o problema em âmbito mundial. Neste sentido, este trabalho trouxe à tona a importância da abordagem dinâmica e participativa aplicada no ensino básico, bem como a relevância do programa PIBID como impulsionador do ensino dinâmico, proativo e, sobretudo, conectado com realidades. Neste ínterim, as intervenções foram relatadas dialogando com situações inusitadas que viriam alterar a lógica da sociedade em âmbito mundial no ano de 2020. Desta forma, lidar com ações práticas com estudantes e problematizar cenários pode ser a chave para dinamizar o ensino com visão empática e colaborativa. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de base qualitativa, cuja exploração engloba relatos de situações e análises bibliográficas. Deste modo, busca-se desvelar uma tese baseada nas boas práticas de ensino e aprendizagem, pautada em metodologia de integração e fomento, para fins da construção pessoal e profissional.