EDITORIAL - CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Josué Antunes de Macêdo

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X2023198

Resumo

Visando contribuir com a formação de professores, este dossiê reúne artigos que contemplam relatos de experiência e pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência
Pedagógica (PRP).

O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), foi implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2007 e visa proporcionar aos discentes dos cursos de Licenciaturas a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica e no contexto em que elas estão inseridas.

O Programa Residência Pedagógica (PRP), implantado pela CAPES em 2018, tem por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O programa busca induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Os dois programas (PIBID e PRP) buscam valorizar o magistério e promover a troca de experiências e interação entre as escolas de Educação Básica e as Instituições de Ensino Superior (IES). Os programas PIBID e PRP oportunizam aos seus licenciandos a vivência da prática e do dia a dia da escola de educação básica, durante a sua formação inicial, contribuindo assim com a formação de professores e com a melhoria do ensino nas escolas de educação básica.

Os integrantes dos programas PIBID e PRP, licenciandos, professores da educação básica e professores das IES, contam assim com um espaço de formação em serviço que valoriza a prática docente e as aprendizagens colaborativas.

Nesse ambiente, muitos trabalhos são produzidos pelos licenciandos, juntamente com os professores. Entre esses trabalhos, podemos citar o desenvolvimento de materiais didáticos, jogos, projetos, experimentos, metodologias diferenciadas que contribuem com
o processo de ensino e aprendizagem.

Divulgar esses trabalhos é uma forma de mostrar para a sociedade o quanto esses programas são importantes na formação inicial e continuada de professores e na dinamização das práticas escolares em sala de aula.

Neste sentido, o leitor terá no presente volume especial da Revista ReviVale diversas pesquisas em ensino, desenvolvidas em diferentes partes do Brasil, nas diversas licenciatura, contemplando assim artigos, relatos, análises e críticas dos programas de
formação de professores PIBID e PRP. Boa leitura!

Publicado

2023-05-24