Educação e Escola do campo: Uma análise sobre a Escola Municipal São Marcos

Autores

  • Hérica Silva Ifnmg- Campus Araçuaí
  • Fabiano Magalhães Ifnmg Campus Araçuaí

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X202123

Palavras-chave:

E, Educação do campo. Escola rural. Campo. Comunidade São Marcos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa realizada junto à comunidade rural de São Marcos, apresentando a importância da Escola Municipal de São Marcos como um dos elementos-chave para a compreensão da própria comunidade. A Escola Municipal de São Marcos é uma escola rural que permaneceu ativa durante aproximadamente 50 anos, sua nucleação se deu no ano de 2005. A Escola Municipal São Marcos foi de suma importância para a constituição sociocultural da comunidade em que se encontra inserida. A pesquisa contou com três fases, sendo a primeira fase uma pesquisa bibliográfica e documental, na segunda fase levantamentos em campo e entrevistas com alguns moradores da comunidade, e na terceira fase realizou-se conversas com alguns ex-alunos da escola. Em meados da década de 1960, sobre um terreno doado foi construída a Escola Municipal São Marcos, e sua construção foi um marco para a comunidade em si. Esta escola era a única opção de acesso à educação para os alunos, e ela representa tanto um elemento material como simbólico. Após o fechamento da escola pode-se perceber os diversos impactos sobre os moradores. Desse modo, abordaremos as especificidades desta escola, desde a sua construção até os dias atuais, assim como relatar a sua importância para a comunidade.

Publicado

2021-02-25