A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE E ACOMPANHAMENTO DE EMPRESAS INCUBADAS: um estudo de caso em uma incubadora de uma instituição de ensino superior pública de Minas Gerais

Autores

  • Patrícia Ferreira Coimbra Pimentel IFBAIANO
  • João Leandro Cássio de Oliveira IFNMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
  • João Francisco Sarno Carvalho IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.56386/2764-300X202139

Palavras-chave:

Processo administrativo, Acompanhamento de empresas, Diagnóstico empresarial, Contabilidade Gerencial

Resumo

Este trabalho faz uma apresentação conceitual do processo administrativo, possibilitando uma revisão dos conhecimentos básicos que os gestores das incubadoras e das empresas incubadas devem sustentar para acompanhamento das empresas, visto que essa é uma premissa para que se consiga cumprir a missão proposta por uma incubadora. Em sequência uma ênfase dada ao controle de informações e importância da contabilidade gerencial na gestão da pequena empresa. Objetivou-se demonstrar como a contabilidade gerencial pode ser utilizada com instrumento de controle e acompanhamento de empresas incubadas em uma incubadora de uma instituição de ensino superior pública mineira. Serviu-se de pesquisa qualitativa descritiva com a realização de estudo de caso em uma incubadora e nas empresas incubadas. Percebeu-se que a dificuldade das empresas em lidar com informações contábeis, bem como a visão desta ser importante somente no momento da abertura da empresa e para cumprir obrigação legal de escrituração fiscal, não sabendo da sua relevância como instrumento de gestão.

Biografia do Autor

Patrícia Ferreira Coimbra Pimentel, IFBAIANO

Professora EBTTdo IF BAIANO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano), Doutoranda no programa Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) na linha Estado, Instituições e Governança com com pesquisa sobre Participação social e políticas públicas; Mestre em Extensão Rural pela UFV - Universidade Federal de Viçosa, especialista em Administração Rural com Graduação em Administração de Empresas pela FENORD - Fundação Educacional do Nordeste Mineiro.

João Leandro Cássio de Oliveira, IFNMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Professor EBTT do IFNMG campus Almenara. Doutorando em Inovação Tecnológica (UFMG), mestre em Educação (UESB) e bacharel em Ciências Contábeis (UFV)

Publicado

2021-02-25